Após o racha de rua do dia 25 de Junho, na sala de aula, foi trabalhado com os alunos as Leis de Newton na construção das tabelas apresentadas como resultado do treino e da corrida, posteriormente no Laboratório de Informática utilizamos um software livre disponível no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/995/fis1_ativ1.swf) que simula corridas de carrinhos de rolimã
tratando de coeficiente de atrito, velocidade, aceleração e força. É possível
escolher força que será aplicada no movimento do carrinho em N, tipo de pista e tipo de rodas.
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Utilizamos um objeto de
aprendizagem - “Aprendendo as Leis de Newton" - que permite exercitar os
conhecimentos sobre leis de Newton e a construção de uma carrinho de rolimã.
Durante o processo, o alunos puderam construir o carrinho escolhendo parâmetros
como massa do chassis e do desafiante, força aplicada no empurrão e tipo de
pista.
Na simulação, foi possível escolher a força aplicada,
que deve ser maior que a força de atrito. Usando a equação da força de atrito foi
possível determinar qual era essa força, para que iniciasse o movimento do carrinho. Foi possível escolher o tipo de pista deixando a superfície mais ou menos áspera. Quando
os cálculos e as deduções foram aplicados corretamente os alunos conseguiram
mover o carrinho vencendo o computador na corrida
Após
preencher os dados partíamos pra corrida, o computador mostrava os dados e se foi
possível realizar a corrida com os dados informados ou não.
Logo em seguida foram disponibilizados os dados referente aos
cálculos envolvidos na corrida.
Foi possível comparar o estudado em sala de aula com os referidos dados da simulação que nos aproximou muito da realidade, confrontando assim, teoria com a prática.
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